Denúncia: Paciente que depende do transporte para receber atendimento fora de São Gotardo reclama de atraso e falta de lugar em micro-ônibus

Por Aécio Gonçalves 18/02/2019 - 14:00 hs

Mais um reclamação envolvendo a saúde em São Gotardo chegou até nossa reportagem na manhã desta segunda-feira (18/02). Naiara Leonel, uma das vitimas de um grave acidente ocorrido no dia (15/10/18) na BR-354, que infelizmente resultou na morte da diretora do CMEI Diorgina Maria de Oliveira de Guarda dos Ferreiros, entrou em contato com o site guardadosferreiros.com e utilizou suas redes sociais para relatar problemas que tem enfrentado.

Segundo Naiara, ela e sua mãe que deveria acompanhá-la em uma consulta na cidade de Patos de Minas, foram surpreendidas com o atraso do micro-ônibus que realiza o transporte de pacientes que recebem atendimento fora do município. A saída de São Gotardo estava prevista para às 07:00 horas da manhã, o que não teria acontecido, sendo que o micro-ônibus passou no local por volta das 09:00 horas, duas horas após o horário agendado. A paciente relatou que além da longa espera, não havia lugares disponíveis no veículo para ela e sua acompanhante, que segundo prescrição médica é necessária, devido a paciente se encontrar desde o acidente com a mobilidade reduzida.

Devido aos fatos relatos, a paciente ficou impossibilitada de viajar e realizar exames agendados na manhã desta segunda-feira, além da consulta. Naiara se mostrou indignada ao não ter os seus direitos cumpridos pela administração, tendo que viver com as sequelas do acidente e não obter o tratamento adequado. Além de Naiara, outros pacientes já reclamaram do transporte.

Confira a nota publicada pela paciente no facebook:



O outro lado


Entramos em contato com a Secretária de Saúde de São Gotardo, Leandra de Fátima da Silva Costa, que informou que vai apurar o ocorrido com a paciente nesta segunda-feira, verificando o atraso no horário agendado. Segundo ela, apenas os pacientes menores de 18 anos e maiores de 60 anos tem direito a acompanhantes conforme portaria 55/1999 do Ministério da Saúde, quando houver indicação do médico especialista, justificando a necessidade do acompanhante.

Segundo imagens de um receituário enviado pela paciente para nossa reportagem, o médico solicita a presença de um acompanhante.


Aguardamos maiores esclarecimentos sobre o fato, e esperamos que os pacientes que dependem do transporte para receber o atendimento fora de São Gotardo não tenham que se preocupar com outras coisas a não ser com sua saúde, recebendo o auxílio total da administração, o que é justo e direito.

Reportagem: Jornalista Aécio Gonçalves Fotos: Naiara Leonel