Os perigos da micose no verão; saiba como prevenir

Por Aécio Gonçalves 30/01/2019 - 12:35 hs

O verão é a estação perfeita para a proliferação de infecções, principalmente aquelas causadas por fungos. Isso devido à maior transpiração causada pelas altas temperaturas, calor e umidade, que favorece o surgimento de micoses. Elas podem atingir desde a unha do pé ao couro cabeludo, e são contagiosas ou não. 

De acordo com Mônica Itabayana, médica e professora de pós-graduação de medicina da Faculdade Ipemed, com o calor e a transpiração excessiva, é criado um ambiente propício para o crescimento do fungo, que atinge mais as regiões de dobras. “Axilas, virilhas, pescoço, entre os dedos e nas unhas são as áreas mais atingidas”, explica. 

A especialista ainda alerta para os sinais das micoses. “Aparecimentos de pontos vermelhos na pele, coceira, ardência e lesão irregular. Nas unhas, elas podem ficar elevadas, quebradiças, dano esbranquiçado, começa na parte externa e depois vai para parte interna da unha”, diz. Ela completa que o fungo gosta de ambiente úmido. “Se você vai à piscina e vai alguém que tem micose, o fungo fica lá e você pode pegar”, ressalta.  

Prevenção 

Ficar seco é a melhor maneira de se evitar as micoses. “Enxugar bem é a principal maneira de prevenção. Se vai na piscina ou na sauna, secar bem os pés, as cutículas, entre os dedos, axilas, pescoço e virilha; pode até usar talco. Se tiver suando muito,  tomar banho e se secar. Se tiver na piscina ou na praia e pretende tomar uma cerveja ou almoçar, retirar o biquíni, enxugar bem o corpo e vestir roupas secas. Cuidados com objetos que usamos muito, como biquínis, que temos que lavar bem e deixar secar, e os sapatos que devem ser mantidos bem secos”, destaca Mônica Itabayana.

Fonte e foto: Itatiaia Link da reportagem: http://www.itatiaia.com.br/noticia/os-perigos-da-micose-no-verao-saiba-como-prev