Homens são presos em Rio Paranaíba com pássaros da fauna silvestre e armadilhas

Por Aécio Gonçalves 07/04/2018 - 09:35 hs

Policiais receberam uma denúncia de que em duas casas no bairro Alto Santa Cruz, em Rio Paranaíba, estaria ocorrendo a criação de diversos pássaros silvestres.

A Polícia Militar de Meio Ambiente foi acionada e apreendeu na primeira residência oito pássaros da fauna silvestre. Durante a fiscalização foi constatado que o autor não possuía registro junto ao órgão competente e mantinha em cativeiro pássaros das seguintes espécies: Trinca Ferro, Curió e Sabiá do Peito Roxo. Além dos pássaros foram encontrados na residência dois alçapões, o suspeito Rubens. F. de P. foi preso em flagrante e multado por manter as aves em cativeiro.

Em seguida os policias foram até outra casa na mesma rua onde foram encontrados mais 28 pássaros das espécies: Papa-capim, Pássaro-Preto, Cabeça-preta, Coleirinha e Pintagol, a corporação encontrou no local outras armadilhas para a captura das aves, e constatou que os pássaros que estavam anilhados apresentavam comportamento anormal, comprovando não serem acostumados com o cativeiro, pois apresentavam extrema inquietude e agitação, sinais estes, indicativos de que as aves haviam sido capturadas, em seu habitat natural, e haviam sido anilhadas de maneira irregular para serem "legalizadas".

Os autores  Luíz A. da S., Nairdes S. da S. e Lindomar S. da S. não apresentaram documentos de autorização para criação de aves e foram presos em flagrante delito, além de receber autos de infração. Os pássaros passaram por inspeção, sendo costatado que apenas os pássaros que não estavam anilhados e pertenciam a fauna silvestre brasileira, possuíam boas condições de soltura, o que também foi feito pelos militares em uma fazenda.

Reportagem: Jornalista Aécio Gonçalves Fonte e fotos: Polícia Militar Ambiental