Desembargador propõe soltar metade dos presos provisórios em Minas

Por Aécio Gonçalves 08/02/2017 - 13:35 hs

Presidente do Conselho de Criminologia e Política de Minas Gerais, o desembargador Alexandre Vitor de Carvalho defende proposta do Conselho que busca diminuir pela metade o número de presos provisórios em unidades de Minas. Estão nessa situação 70 mil detentos, número que representa 44% da população carcerária no Estado.

A proposta do Conselho consiste em ampliar de cerca de 2 mil para 15 mil o número de tornozeleiras. Com isso, a liberdade provisória com o monitoramento eletrônico ajudaria a reduzir a superlotação.

Iriam para as ruas acusados de furto, estelionato, tráfico e até homicidas. O que pode acontecer, segundo o desembargador, sem que haja pânico entre a população, desde que a segurança na ponta seja redobrada.

Segundo ele, é preciso integração entre executivo, Tribunal de Justiça, Defensoria e Ministério Público. O objetivo é começar a implementar a proposta ainda neste ano. 2/3 do valor, não relevado, destinado as 15 mil tornozeleiras eletrônicas seria responsabilidade do judiciário.