Força-tarefa conta com centenas de brigadistas para combater incêndios em matas de Minas

Por Aécio Gonçalves 21/06/2017 - 17:18 hs

Uma força-tarefa formada por 288 brigadistas, voluntários e outros servidores do Estado está pronta para os meses de estiagem em Minas Gerais. A ação conjunta é chamada de Previncêndio. A preocupação das autoridades nesta época do ano aumenta em razão da falta de chuva e do tempo seco, fatores que contribuem para o alastramento de fogo em matas. 

Dados do Governo de Minas mostram que 97% dos incêndios nem começariam não fosse a ação deliberada do homem. O alto índice atenta para os consequentes danos ao meio ambiente num estado que tem 91 unidades de conservação.

Somando os dois últimos anos, mais de R$30 milhões foram investidos em ações do Previncêndio, em trabalho conjunto da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e o Instituto Estadual de Florestas (IEF)  Para 2017, ainda não se tem o valor, uma vez que dependerá das demandas que surgirem ao longo dos dias.

Aparato

A Semad mantém contrato de aluguel de aeronaves, sendo empregados até dez aviões monoturbina modelos Air Tractor, com capacidade de lançamento de 1.500 a 3.000 litros de água. Ao todo, são três aeronaves com capacidade para 1.500 litros, cinco para 2.200 litros e duas aeronaves para 3.000 litros, que são empregadas no combate aos incêndios de acordo com a necessidade, distância de pistas de pouso, disponibilidade e eficiência em cada tipo/ local do incêndio.

Para fortalecer o trabalho em campo, são fornecidos equipamentos de proteção individual e de combate a incêndios para os brigadistas contratados, para brigadistas voluntários conveniados com o Estado e para os funcionários do IEF, função compartilhada com a autarquia.  Dentre estes equipamentos estão bombas e mochilas costais, abafadores, sopradores costais mecanizados e outros. Para a proteção individual, são fornecidos capacetes, óculos, luvas, botas, perneiras, roupas e mochilas de transporte especiais de materiais, cantis, apitos e capuzes de proteção térmica.