Após ajudar em parto, policiais de São Gotardo entregam doações e visitam bebê

Por Aécio Gonçalves 05/12/2019 - 13:28 hs

Mais um gesto de amor e solidariedade da Polícia Militar de São Gotardo. Após auxiliar no parto do bebê Marcos Vinicius e conseguirem trazer ao mundo o mais novo Sangotardense, os militares entregaram nesta quinta-feira (12/12), diversos itens para a família. Foram doadas, fraldas, roupinhas, mamadeiras, cobertinhas, e outros materiais arrecadados em uma campanha realizada pelos policiais.

A Policia Militar agradece a população por todo apoio recebido. Muita gente auxiliou, doando, compartilhando e servindo a família. Tal gesto é reflexo do generoso coração mineiro, que sempre está a disposição em compartilhar, momentos bons, mas também de estar junto nos momentos difíceis. 

Cabo Ronaldo relatou a emoção de poder ajudar. "Nós seres humanos temos que procurar um sentido pra vida, e servir ao próximo, é um dos maiores".

O Soldado R. Santos também falou sobre este momento especial. " O presente que nunca esperávamos receber foi este, uma dádiva de Deus, ter dado tudo certo no parto, e a mãe e o bebê estarem bem. E esse pequeno já é o xodó da PM", disse.

Entenda o caso:

Na quarta-feira (04/12), uma guarnição da Polícia Militar composta pelo Cabo Ronaldo e Soldado R. Santos estava em patrulhamento nas proximidades da Praça São Geraldo, em São Gotardo, momento esse em que os militares foram chamados aos gritos por uma senhora que se apresentava desesperada, pedindo socorro. De imediato, os policias atenderam o pedido da mulher que relatou que sua filha, D., C., C., S., se encontrava no interior da residência em trabalho de parto, e que se negava a receber ajuda de outras pessoas para sair do local.

Neste instante um dos militares realizou contato telefônico acionando a ambulância e o outro militar prosseguiu para o interior da residência , enquanto o auxilio médico chegava, com a intenção de  poder dar algum auxilio à gestante.

Segundo informações, o interior da residência era de difícil acesso, a porta do quarto encontrava-se com apenas trinta por cento de abertura, sendo obstruída pela cama onde a gestante se encontrava deitada com uma toalha tampando as pernas. A gestante estava desesperada pedindo ajuda, mas exigia que fosse auxiliada por uma enfermeira. 

Com a demora da ambulância, já prevista pelo prazo de seu deslocamento até o local, os policiais preocupados com o risco da vida da (gestante e da criança), perguntaram a mulher como estaria o andamento do parto, se já estava em um estado muito avançado. Diante das informações, os policiais concluíram que mesmo utilizando a viatura, não daria mais tempo de chegar ao hospital sem que mãe e a criança fossem expostas a um risco maior.

No primeiro momento, a mulher constrangida com a presença dos policiais, negou ajuda, pedindo para que os mesmos saíssem do quarto, o que foi imediatamente atendido por eles, no entanto ela continuou sendo acompanhada no quarto por sua mãe. Após deixar o quarto, a gestante gritou novamente por socorro, e desta vez os policiais quando entraram no quarto já encontraram a gestante em estado bastante avançado do parto, pois a cabeça do bebê já estava do lado de fora.

Diante do fato, um dos policiais segurou a cabecinha da criança, e outro, com a parte externa (cotovelo ao punho), realizou uma pressão na barriga da gestante, no sentido de cima para baixo, obtendo êxito no parto. Foi constatado que o bebê não se movimentava, instante em que um dos policiais virou o bebê contra seus braços, colocando-o em decúbito ventral, retirando secreções de dentro da sua boca. Após realizado esse procedimento, o bebê  desengasgou e começou a chorar. O cordão umbilical não foi cortado, tendo em vista que a ambulância já se aproximava. Uma enfermeira prosseguiu com o restante do procedimento.

Ainda de acordo com as informações recebidas pelo nosso site, a mulher teve que ser carregada nos braços pelos policiais até a maca, devido as dificuldades de acesso na residência. A mulher e o bebê foram encaminhados para o hospital, onde receberam os devidos cuidados. Nosso site parabeniza os policiais que ajudaram a mulher no trabalho de parto e arrecadando as doações, demonstrando mais uma vez que a Polícia Militar segue colaborando com os cidadãos de nossa cidade em diversas necessidades, sendo verdadeiros heróis. 


Fonte e fotos: Soldado R.Santos/Robson Gomes