Saiba como evitar acidentes envolvendo crianças no período de férias

Por Aécio Gonçalves 16/07/2019 - 12:43 hs

Período de férias, crianças em casa e qualquer coisa ou situação pode servir de distração para os pequenos. Nesta época do ano os pais devem redobrar a atenção.  De acordo com o médico cirurgião do Hospital de Pronto Socorro João XXIII, Bruno Vergara, os pais devem pensar que estão em um campo minado, com as crianças, já que elas têm a capacidade de se envolver em situações de risco em locais ou com objetos, aparentemente, inofensivos. 

Casos de queimaduras envolvendo crianças, por exemplo, são comuns de acontecer. “E difícil proibir uma criança de entrar na cozinha, mas temos que preparar a cozinha quando as crianças estão em casa. Uma dica simples e que pode evitar acidentes é virar o cabo da panela para dentro do fogão e não para fora. Se o cabo ficar para fora a criança pode puxar a panela e corre o risco de se queimar.

Outro cuidado importante é com a rede elétrica. As crianças podem pegar qualquer objeto e inserir na tomada, o que pode causar choque muito forte”, alerta o cirurgião. 
Objetos pontiagudos e cortantes devem ser colocados em locais seguros, longe do alcance dos pequenos. Mas tudo pode virar uma arma na mão das crianças, como um lápis. “Já tivemos casos aqui no pronto-socorro de perfuração do globo ocular com lápis. Então, não deixar a criança sozinha, esem supervisão é ideal”. 

“Nas férias temos incidência maior de acidentes com crianças. Temos casos de afogamentos, quando as crianças estão sozinhas em casa e tem piscina. Acidentes com bicicleta, quando a criança vai para a rua para tentar se divertir. Neste caso, é importante o uso do capacete. Este item de segurança pode ajudar a evitar traumas mais graves em caso de quedas”, orienta.

Fonte e foto: Itatiaia Link da reportagem: http://www.itatiaia.com.br/noticia/saiba-como-evitar-acidentes-envolvendo-crianc