Massa de ar frio atinge o Brasil e pode ocasionar geada em São Gotardo, Rio Paranaíba e outras cidades neste fim de semana

Por Aécio Gonçalves 05/07/2019 - 12:59 hs

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou na página oficial do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos um aviso de geada no domingo (7) em cidades da região com risco leve de perdas de plantações (veja mapa abaixo).

O alerta vai para diversos municípios como São Gotardo, Rio Paranaíba, entre outros. Confira a lista completa.


Recomendações do Governo Federal

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), alerta para uma onda de frio nos próximos dias nos estados da região Sul, além de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

Atenção especial com a população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. É essencial manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene frequente das mãos.

Essas medidas são de grande importância na prevenção de gripe, resfriados, pneumonia e demais doenças respiratórias, mantendo ainda mais cuidado com crianças e idosos - mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio. Nas noites com temperaturas mais baixas, recomenda-se, também, abrigar animais domésticos.

Segundo informações, a massa de ar frio atinge a Região Sul do país, avançando pelas regiões Sudeste e parte da Região Centro-Oeste.

Esse sistema provocará forte declínio das temperaturas do ar com ampla formação de geadas especialmente nas regiões serranas das Regiões Sul e Sudeste. Nos dias 06 e 07 (sábado e domingo), o ar frio provoca possíveis geadas nas regiões produtoras (norte do Paraná, sul de Minas Gerais e na região de Franca, em São Paulo), além de condições favoráveis a queda de neve nas serras gaúcha e catarinense na madrugada de sábado (dia 06).

O frio deverá se prolongar ao longo do final de semana, conforme os modelos de previsão do tempo. As temperaturas previstas deverão atingir valores abaixo de 0ºC, podendo atingir valores de até -6°C nas áreas serranas da Região Sul.

Confira as temperaturas previstas para Guarda dos Ferreiros, São Gotardo e Rio Paranaíba

Fonte e fotos: G1 Triângulo Mineiro, Inmet, Clima Tempo.