Uso de aparelhos eletrônicos faz aumentar casos de miopia em crianças, especialista alerta

Por Aécio Gonçalves 25/06/2019 - 12:41 hs

Com a evolução tecnológica nos dias atuais, as crianças usam, cada vez mais cedo, aparelhos eletrônicos como tablets, celulares e computador. Diante dessa nova realidade, a Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou um novo guia de saúde em que recomenda que crianças de dois a cinco anos de idade passem no máximo uma hora por dia diante às telas.

Entre os motivos da recomendação está o aumento nos casos de miopia entre crianças, que pode estar relacionada ao uso excessivo de aparelhos eletrônicos. Dados da Organização mostram que, até 2020, 35% das pessoas terão miopia. Trata-se de um erro de refração em que a imagem focaliza antes de chegar à retina. As pessoas com miopia têm dificuldade para enxergar à distância e comumente aproximam-se dos objetos para vê-los melhor. 

“As atividades que envolvem o uso da visão bem de perto, seja com telas eletrônicas ou materiais impressos, podem aumentar os riscos de miopia.  Como o uso de celular, tabletes, computadores e Tv’s são usados a curta distância, esse aumento do uso da visão de perto está aumentando os casos de miopia”, explica o oftalmologista Claudio Cançado Trindade. 

Segundo o especialista, o uso desses aparelhos em excesso pode causar outras complicações para visão. “Quando usa um equipamento eletrônico, a pessoa fica muito concentrada e reduz a frequência de piscar, o que pode causar o olho seco e irritação, que podem prejudicar a nitidez da visão”, alerta. 

Para evitar ter problemas de visão, principalmente a miopia, é recomendada a prática de atividades ao ar livre, com a visão estimulada a observar objetos à longa distância. Isso porque a luz solar pode diminuir a progressão da miopia.

Fonte e foto: Itatiaia Link da reportagem: http://www.itatiaia.com.br/noticia/uso-de-aparelhos-eletronicos-faz-aumentar-cas