Crises de asma são mais intensas no frio; conheça os principais cuidados

Por Aécio Gonçalves 19/06/2019 - 12:55 hs

Com a chegada do inverno, que terá início no próximo dia 21, as pessoas asmáticas costumam sofrer mais com a doença por causa do tempo seco, principalmente as crianças. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que cerca de 300 milhões de pessoas no mundo sofrem com a enfermidade. 

A pediatra da Unimed-BH Cibele Amaral Cunha explica que o tempo mais seco e frio, característicos do inverno, favorece as lesões na mucosa respiratória. “O organismo de todos precisa respirar em condições ideais de umidade e temperatura. No caso do asmático, que já tem o epitélio respiratório mais inflamado, as condições ficam ainda piores nesse período. Para evitar internações e limitações, o acompanhamento permanente é fundamental”. 

Acompanhamento

O tratamento correto da doença favorece uma boa qualidade de vida. A Unimed-BH desenvolve ações com esse objetivo, como o Programa de Atenção Ambulatorial à Criança com Asma, na Unidade Contagem. “O controle da doença desde cedo é muito importante. Por isso, procuramos sempre identificar e conduzir os pacientes que dão entrada no pronto-atendimento para o programa”, conta a pediatra. 

O trabalho, que é realizado por uma equipe multidisciplinar de médicos e profissionais de enfermagem, tem como objetivo diagnosticar precocemente, prevenir e controlar as crises, assim como aprimorar a qualidade de vida dos pacientes. Entre as medidas adotadas estão o acompanhamento contínuo por meio de consultas médicas, orientação da equipe de enfermagem e recomendações às famílias dos pacientes. 

Medidas preventivas para amenizar os sintomas e evitar crises:

- fique longe da fumaça de cigarro e da poluição;

- evite ambientes com muita poeira e ácaros;

- não conviva com animais domésticos, como gatos e cachorros;

- proteja-se das mudanças bruscas de temperatura;

- previna-se contra gripes e resfriados.

Fonte e foto: Itatiaia Link da reportagem: http://www.itatiaia.com.br/noticia/crises-de-asma-sao-mais-intensas-no-frio-conh