Doenças causadas pelo aedes aegypti podem ocasionar problemas cardíacos

Por Aécio Gonçalves 18/06/2019 - 13:04 hs

Além da dengue, o mosquito aedes aegypti, responsável pela transmissão da zika e chikungunya, tem surpreendido os profissionais da medicina com uma possível complicação cardíaca. Segundo o cardiologista Augusto Vilela, pessoas que tiveram essas doenças devem ficar atentas a sintomas de miocardite, inflamação no músculo do coração, o miocárdio.

Isso acontece devido à produção excessiva de anticorpos provocada como reação ao processo inflamatório. De acordo com último balanço do Ministério da Saúde, em 2019 já foram registrados 451.685 casos prováveis de dengue no Brasil, um aumento de 339,9%, em relação ao mesmo período do ano passado. 

“Qualquer vírus transmitido pelo aedes, inclusive os quatro sorotipos da dengue, pode causar a miocardite. Os sintomas são dor no peito, palpitação, cansaço e falta de ar.  O diagnóstico pode ser confundido com outras doenças como infarto e até doenças pulmonares. Para identificar a miocardite são necessários dois tipos de exames. O de sangue para diagnosticar o vírus transmitido pelo aedes e o exame de imagem, ressonância do coração”, detalha o cardiologista.

De acordo com o médico, o tratamento da complicação cardíaca não interfere no tratamento da dengue. “O tratamento da miocardite deve ser precoce pra evitar complicações cardiovasculares. Se não tratado rapidamente, a doença pode deixar sequelas. Alguns pacientes correm mais risco de ter essa complicação. São pacientes idosos e portadores de doenças crônicas como com diabetes e hipertensão”, explica o cardiologista Augusto Vilela.

Fonte e foto: Itatiaia Link da reportagem: http://www.itatiaia.com.br/noticia/doencas-causadas-pelo-aedes-aegypti-podem-oca