Concurso para delegados de Polícia Civil e Escrivão deve ser homologados nos próximos dias

Por Aécio Gonçalves 17/04/2019 - 12:36 hs

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) informou que os concursos públicos para os cargos de Delegado de Polícia e Escrivão de Polícia, já em tramitação, devem ser homologados nos próximos dias. A Secretaria de Estado de Planejamento (Seplag) autorizou, na segunda-feira (15), a homologação dos concursos e a nomeação dos candidatos aprovados dentro das vagas contempladas pelos respectivos editais. 

Os documentos preveem o preenchimento imediato de 76 vagas para Delegados de Polícia e 199 para Escrivães. A primeira etapa (prova objetiva) de ambos foi realizada no final do último ano, 2018, e o resultado final da prova de Delegado deve ser homologado em breve. 

O concurso de Escrivães segue em andamento, de acordo com o cronograma de etapas previstas em edital e assim que for concluído também será homologado. 

Em 2016, a PCMG nomeou 1058 novos investigadores e, após a prorrogação da vigência do último concurso, foram nomeados 450 excedentes em 2017, 91 em 2018, e 67 novos investigadores, nomeados também no último ano. Os último nomeados (67 investigadores) estão concluindo o curso de formação e serão designados para atuar nas delegacias já no início do mês de maio. A Polícia Civil ainda realiza estudo de vacância para o cargo de investigador a fim de viabilizar a convocação de mais excedentes para a área antes do vencimento do concurso realizado em 2014. O certame vence em agosto de 2019.

Em relação ao cronograma das próximas etapas para a nomeação referente ao concurso de Delegado de Polícia Civil, a instituição informa que as reuniões e tratativas estão em andamento e, assim que definidas, as datas serão divulgadas. O quantitativo geral de efetivo da Polícia Civil não é divulgado por questões de segurança devido ao caráter estratégico da atividade fim de Polícia Judiciária.

Fonte e foto: Itatiaia Link da reportagem: http://www.itatiaia.com.br/noticia/pms-com-curso-de-formacao-adiado-cobram-gover