Atlético enfrentará Danubio, do Uruguai, na segunda fase da Copa Libertadores 2019

Por Aécio Gonçalves 18/12/2018 - 10:39 hs

O Atlético já conhece o seu adversário de estreia na Copa Libertadores 2019. Em sorteio realizado na noite desta segunda-feira, em Luque, no Paraguai, ficou definido que o time alvinegro enfrentará o Danubio, do Uruguai, pela segunda fase da competição. Por ter ficado em sexto lugar no Campeonato Brasileiro, o Galo terá que disputar as fases preliminares do torneio se quiser chegar à fase de grupos.

A estreia do Atlético será no início de fevereiro. De acordo com o calendário divulgado pela Conmebol, os duelos de ida da segunda fase serão disputados entre 5 e 7 de fevereiro. Por estar melhor posicionado no ranking da entidade sul-americana, o Galo jogará a primeira partida em Montevidéu, no Uruguai, e decidirá em Belo Horizonte. Os jogos de volta estão previstos para os dias 12, 13 e 14 de fevereiro.

O Atlético nunca enfrentou o Danubio em competições oficiais. Houve apenas um duelo entre as equipes em um amistoso em 1975, vencido pelo Galo por 4 a 0, no Mineirão.

Pela participação na segunda fase da Libertadores, o Atlético receberá 500 mil dólares (R$ 1,95 milhão na cotação atual).

Se avançar, o Atlético terá mais um jogo eliminatório pela frente antes da fase de grupos. Na terceira fase, o time alvinegro enfrentará Defensor Sporting-URU, Barcelona de Guayaquil-EQU ou o representante 4 da Bolívia (The Strongest, Bolívar ou Royal Perí). Como é o clube de melhor ranking entre os participantes das fases preliminares, o Galo terá o direito de decidir em casa novamente.

Caso passe pelas duas fases preliminares, o Atlético cairá no Grupo E, formado por Nacional-URU, Cerro Porteño-PAR e Zamora-VEN.

A Libertadores 2019 começará em 22 de janeiro e terminará em 23 de novembro. A partir das oitavas de final, o torneio contará com o uso do árbitro de vídeo (VAR). A final será realizada em jogo único, no Estádio Nacional de Santiago, no Chile.

O time atleticano conquistou a vaga por ter sido sexto colocado no Campeonato Brasileiro deste ano. O Galo vai em busca do seu segundo título da Libertadores. O clube conquistou o torneio em 2013 ao vencer o Olimpia-PAR na decisão.

Fonte e foto: Itatiaia Link da reportagem: http://itatiaia.sili.com.br/noticia/atletico-enfrentara-danubio-do-uruguai-na-seg